Fale Conosco (27) 3441-0572
Ansiedade e estresse podem causar bruxismo? Dra Thaiz Arrabal tira as suas dúvidas!

Ansiedade e estresse podem causar bruxismo? Dra Thaiz Arrabal tira as suas dúvidas!

O hábito de apertar e ranger os dentes durante o sono, conhecido como bruxismo, é muito comum em crianças e adultos, principalmente relacionado à ansiedade, estresse e tensão do dia a dia.

Alguns fatores podem desencadear o problema, tais como o alinhamento anormal dos dentes superiores e/ou inferiores (má oclusão), problemas do sono, como a apneia do sono, resposta à dor de ouvido ou dor de dente (principalmente em crianças), refluxo do ácido estomacal para o esôfago e para a boca, e efeito colateral incomum de alguns medicamentos psiquiátricos, principalmente antidepressivos.

Entender a origem do distúrbio permite tratá-lo de forma correta. Não é apenas o uso da placa para dormir que vai resolver o problema. O paciente com bruxismo precisa buscar ajuda profissional. Se a causa está na alimentação ou no uso de algum remédio, por exemplo, é possível reduzir esses efeitos apenas com uma dieta adequada ou com a substituição do medicamento.

Porém, há casos em que o desenvolvimento do bruxismo se dá por questões anatômicas, como a mordida cruzada. Nessas situações, a cirurgia pode ser mais indicada. Quando a maxila [parte de cima] e a mandíbula [parte de baixo] não se encaixam, o paciente sofre com vários problemas, como mastigação, apneia e bruxismo. Existem soluções efetivas, mas só um profissional experiente pode avaliar a melhor opção para cada caso.

Dra Thaiz Arrabal

Doutora em Implantodontia, Estomatologista, Especialista e Mestre em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial. Através da união das especialidades para gerar um diagnóstico certo para o tratamento correto, transformando vidas em um SORRISO MAIS FELIZ!

Rua Aleixo neto, 1.666, Clinica Aleixo Neto
Praia do Canto, Vitória – ES
contato@thaizarrabal.com.br

Acompanhe em nossas mídias sociais:

Deixe uma resposta